13 de nov. de 2012

Bast

|
Brincalhona, leve, felina, solar, amante do prazer, das artes e do sexo, esta é a Deusa Bast.

BastBast é filha de Rá, sendo chamada de "Olho de Rá", pois o outro olho é de sua irmã Sekhmet. As duas Deusas são solares, porém Bast representa o aspecto positivo do Sol, aquele que aquece e fertiliza. Já Sekhmet representa o lado negativo do Sol, o calor que destrói e seca – não se esquecendo que a destruição muitas vezes também faz parte de um processo radical de cura e renovação.

Exitem vários mitos em relação à Bast, que vão se recriando conforme as influências de outras culturas, como a grega, por exemplo.



Dentro do mito das irmãs há o que coloca Bast como o outro lado de Sekhmet, depois que esta foi enganada com cerveja - ou leite, depende da versão – por Thot, na tentativa de apaziguar a ira de Sekhmet, que numa fúria incontrolável dizimava a humanidade (provavelemente por um bom motivo, já que Sekhmet destrói o que passa dos limites, o que já não serve mais).

Após beber o líquido achando ser sangue, Sekhmet se transforma em Bast, o que nos leva ao ciclo de vida-morte-vida. Bast, entra para fertilizar com o calor do Sol, Rá.

Versões mais antigas colocam Bast como uma gata selvagem, sem o aspecto domesticado que os gatos têm hoje. De qualquer forma, Bast tem a alegria e a paixão do Sol que aquece e cria, e não do que destrói.

Apesar de uma Deusa solar, Bast também é uma Deusa lunar, o que ao meu ver a torna uma Deusa bastante completa, e também, complexa.

Por este aspecto lunar, Bast também é considerada protetora do parto, das mulheres e crianças e de todos os animais, principalmente os gatos que são seus animais sagrados.

Em Bubastis, onde havia o templo de Bast, os gatos mortos eram embalsamados e consagrados à Deusa.

Bast é representada com corpo de mulher e cabeça de gato, enquanto Sekhmet aparece com cabeça de leoa. Outra forma de Bast é quando assume a figura de um gato preto sentado, sendo chamada de Bastet.

Bast porta sempre um sistro – instrumento musical egípcio – ou um Ankh – o símbolo da vida dos egípcios. Sua cor é o verde e está tanto ligada ao elemento fogo (Sol), quanto à água (Lua).

A Deusa-gato já foi associada a várias outras Deusas, como à Ártemis, Diana, Hathor e Ísis, com esta, a associação é bem forte, já que seu nome significa alma de Ísisi, pois Ísis em egípcio é "Aset" e "Ba" significa alma.

Bast é a Deusa felina portadora da magia, alegria e divertimento. Padroeira da música e da dança, ela nos traz saúde, força, proteção, intuição, fertilidade, amor, prazer, sexualidade, vida.
 
                                                                                                                                                                                      Anna Leão.Todos os direitos reservados. 


Blesses Be

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo (a)! Sua opnião é muito importante.
Blessed Be e volte sempre :)

Visite :