10 de nov. de 2012

Dana

|




Esposa de Bile, principal deus gaulês, Dana, também conhecida como Ana, era a deusa mãe ou rainha. Nascida entre os deuses da vida, da luz e do dia. Considerada a deusa da literatura, também era conhecida como Brigite. É a divindade mais antiga mencionada pelos celtas, de cuja divindade derivam todos os outros deuses. 
É a Mãe Universal e mãe de todos os deuses. Relacionada à lua e governante das marés. Protegia o gado, a saúde e garantia a prosperidade. Os rios e lagos também estavam sob sua proteção. Esta era a deusa invocada para conseguir abundância, sabedoria e prosperidade. 

Diz a lenda que os filhos de Dana foram à Irlanda e, que como filhos da deusa, também eram divinos. Ao chegar tiveram que combater os Fomorios, cuja Deusa Mae era Domnu. Curiosamente, Domnu significa "mundo", assim como "as profundezas do Mar". Segundo à tradição irlandesa, a luta entre os filhos de Domnu representam a maldade, enquanto os filhos de Danu, simbolizam a bondade. Porém os filhos de Donu não foram expulsos do mundo, já que simbolizam o próprio mundo. O nome da deusa também significa "água do céu" e está relacionado ao rio Danúbio. 
Foi nesta região que os povos célticos se desenvolveram antes de sua expansão europeia.

Fonte: Templo dos deuses

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo (a)! Sua opnião é muito importante.
Blessed Be e volte sempre :)

Visite :