24 de nov. de 2012

A suspensão da descrença em magia

|
A suspensão da descrença é um termo filosófico criado para descrever o efeito gerado por uma boa história, com a sua própria literatura, cinema, teatro, ilusão e outros ramos da arte.
    Este conceito explica a nossa capacidade de desabilitar a lógica de nossas crenças e conhecimento racional no tempo certo que a expressão artística está sendo concebido. Nós fazemo-lo de verdade e fantasia.

Quando aceitamos um contrato entre nós e a história, entra em vigor quando nos sentamos no banco aberta no teatro ou um romance, a nossa percepção da realidade é desafiada. Esta é a essência de admirar que nos conecta à nossa infância, nessa fase em que houve julgamento conceitos cada vez menos, onde recebemos tudo com encanto e fantasia.

    Os seres humanos têm o mau hábito de tudo categorizar, rotular todos os sentimentos e pensamentos que irão cruzar, esta capacidade curiosa em nosso desejo de entender tudo ou ter tudo sob controle, eventualmente ofuscar o encanto e fantasia. Então, eu acredito em magia de corte de raiz, de todo o raciocínio e leva alguns segundos para viver nossos sonhos.

Mensagens nas Velas

|
As Vezes quando utilizamos velas para fazer pedidos,acontecem algumas coisas que nos fazem ter algumas impressões estranhas, não é? Isso é a sua intuição querendo falar e você nunca deve ignora-la. Veja as mensagens que os anjos nos passam:

Vela que não acende prontamente: o anjo pode estar tendo dificuldades para ancorar. O astral ao seu redor deve estar ‘poluído’.

Vela queimando com luz azulada: indica a presença de anjos e fadas. É um bom sinal.

22 de nov. de 2012

O Sincretismo do Natal

|



Desde criança somos apresentados ao natal como o aniversário de Jesus, mas quando crescemos descobrimos que fomos enganados. Já foi historicamente comprovado de que Jesus não nasceu no dia 25 de dezembro e que essa data foi escolhida pela igreja católica como forma de “adaptar” o culto cristão aos habitantes da época.
O Natal cristão é uma festa Sincrética, ou seja, foi criada da adaptação dos costumes de várias religiões antigas (as mesmas que eles hoje em dia tarjam de satânicas). E não é só no natal que o sincretismo está presente, ele se apresenta em boa parte do calendário comemorativo cristão. Outros exemplos são a páscoa e o Halloween (Ou dia dos mortos em alguns países).
É meio difícil de entender o porquê da Igreja Medieval tão conhecida pelo seu passado de perseguição e intolerância, movendo Cruzadas e instituindo a Inquisição. Cedeu a pressão social na época para aceitar sincretismos que vão das fusões de festas tradicionais a Transformação de mártires e mesmo de divindades de povos como os Celtas em santos Católicos.
Os fatos que mostram o sincretismo do natal

A Bela Adormecida No Bosque (Charles Perrault)

|
The Rose Bower Jones

Há muito tempo, viviam um rei e uma rainha que todos os dias diziam: “Ah, se nós tivéssemos uma criança!”, e nunca conseguiam uma. Aí aconteceu que, uma vez em que a rainha estava se banhando,
um sapo rastejou para fora da água e lhe disse “Seu desejo será realizado; antes que se passe um ano, você dará à luz uma menina”. Aquilo que o sapo dissera aconteceu, e a rainha teve uma menina que era tão formosa que o rei mal se continha de felicidade, e preparou uma grande festa. Ele não apenas convidou seus parentes, amigos e conhecidos, como também as fadas, a fim de obter suas boas graças para a criança. Havia treze delas em seu reino, mas como ele só possuía doze pratos de ouro, nos quais elas poderiam comer, uma delas teria de ficar em casa. A festa foi celebrada com toda a pompa e, quando chegou ao fim, as fadas presentearam a criança com dotes mágicos: uma com a virtude, outra com a formosura, a terceira com riqueza, e assim com tudo o que há de desejável no mundo. Quando onze já tinham falado, entrou de repente a décima terceira. Ela queria se vingar por não ter sido convidada e, sem cumprimentar ou mesmo olhar para quem quer que seja, exclamou aos brados: “A princesa deverá espetar-se em um fuso quando tiver quinze anos, e cair morta.” E sem dizer mais nada, virou as costas e deixou o salão. Todos estavam assustados, e então se adiantou a décima segunda, que ainda não tinha feito seu desejo, e como não podia anular a maldição, mas apenas abrandá-la, ela disse:

Rumpelstiltskin (Original _ Irmãos Grimm)

|
Era uma vez um moleiro pobre que tinha uma filha muito bela. Um dia aconteceu de ter que ir falar com o rei e, para parecer mais importante, disse:

— Tenho uma filha que pode fiar a palha e convertê-la em ouro.


— Essa é uma habilidade que me impressiona – disse o rei ao moleiro – se tua filha é tão hábil como dizes, traga-a amanhã ao meu palácio e vamos ver isso.


Quando trouxeram a garota, o rei a levou para uma quarto cheio de palha, deu-lhe uma roca e uma bobina e disse:


Branca de Neve (Original _ Irmãos Grimm)

|
Era uma vez uma rainha que estava esperando o nascimento de seu primeiro filho. Certo dia, no mais frio do inverno, quando parecia que o mundo todo se tornara branco pela neve, ela estava sentada perto de uma janela que tinha uma moldura de ébano a costurar. Enquanto costurava espetou o dedo com a agulha e três gotinhas de sangue caíram sobre a neve alvíssima. O vermelho era tão bonito sobre o branco que a rainha exclamou: “Gostaria de ter uma filhinha branquinha como a neve, com a boca vermelha como o sangue e com os cabelos tão negros como a moldura de ébano da minha janela”. Pouco tempo depois deu a luz uma menininha que era branca como a neve, tinha os lábios rubros como o sangue e os cabelo negros como o ébano. Por isso recebeu o nome de Branca de Neve. A rainha morreu logo após o nascimento da criança.

MPF solicita retirada de "Deus seja louvado" das cédulas

|

A Procuradoria da República no Estado de São Paulo pediu à Justiça Federal que determine a retirada da expressão “Deus seja louvado” das cédulas de reais.
A ação pede, em caráter liminar, que seja concedido à União o prazo de 120 dias para que as cédulas comecem a ser impressas sem a frase, anunciou nesta segunda-feira (12) a procuradoria. Dessa forma, a medida não gerará gastos aos cofres públicos, diz o Ministério Público Federal em São Paulo.
“O Estado brasileiro é laico e, portanto, deve estar completamente desvinculado de qualquer manifestação religiosa”, cita a procuradoria, como um dos principais argumentos da ação.
Relacionadas

Rapunzel (Original _ Irmãos Grimm)

|

Era uma vez um casal que, tendo desejado, em vão, um filho durante anos, acabou por descobrir, com alegria, que a mulher estava grávida.

A casa onde morava tinha, nas traseiras, uma janela de onde se avistava um terreno cheio de flores e de magníficas plantas. No entanto ninguém se atrevia a lá entrar, não só porque o rodeava um muro muito alto, como porque pertenc

ia a uma poderosa e temida feiticeira.

Certo dia em que a mulher, à janela, olhava para lá, caíram-lhe os olhos num canteiro em que floresciam os mais belos rapôncios. Eram tão verdes e frescos que lhe fizeram crescer água na boca. Ora, sabendo que não os podia comer, cada dia tinha mais desejos. Emagreceu muito e ficou com um ar pálido e doente. O marido assustou-se:

21 de nov. de 2012

Litha _ Solstício de Verão

|




No solstício de verão, o Sol está em seu ápice e mantêm o seu maior brilho e elevação. O meio de verão, como é chamado, é celebrado pelas bruxas e bruxos pela sua abundância e plenitude no ano, trazendo fertilidade a Terra.

Litha (pronuncia-se “Líta”), é celebrado por volta de 21 de dezembro no hemisfério sul e por volta de 21 de junho no hemisfério norte (verifique a data correta anualmente). Embora seja o dia mais longo do ano, também representa o declínio do Sol. A partir deste dia, os dias vão ficando cada vez mais curtos enquanto as noites se tornam mais longas, até chegarem ao solstício de inverno.


20 de nov. de 2012

O que é a Grande Fraternidade Branca.

|


A denominação de “branca” é uma referência à luz branca, que é formada pela junção das cores que formam os sete raios.
Os Sete Raios de Luz são as cores que circulam cada um dos sete mestres ascencionados.
El Morya -- Primeiro Raio, cor azul-cobalto
Kut Humi -- Segundo Raio, cor Dourado
Rowena -- Terceiro Raio, cor rosa
Seraphis Bey -- Quarto Raio, cor branca
Hilarion -- Quinto Raio, cor verde-esmeralda
Nada -- Sexto Raio, cor Rubi
Saint Germain -- Sétimo Raio, cor violeta

Segundo a História

 

 

 Comumente se atribui o surgimento da Grande Fraternidade Branca ao Antigo Egito, durante o reinado do faraó Tutmés III. Diz-se que ela reuniria os mais sábios de todo o Egito, também conhecidos como hierofantes ou sacerdotes, que tinham por objetivo estudar os mistérios místicos e esotéricos da vida. Houve um período entre 700 a.C. e 300 d.C. no qual surgiram muitos pensadores iniciados em conhecimentos universais ou na Sabedoria perene, isto é, a Gnose, a qual se manifesta sob quatro pilares: arte, ciência, filosofia, misticismo. Os mais conhecidos foram Confúcio e Lao-Tse na China; o Buda na Índia; Zoroastro na Pérsia; Pitágoras, Sócrates, Platão e Aristóteles na Grécia; Plotino e Amônio Saccas em Alexandria; além dos judeus que estudaram o judaísmo esotérico, ou Cabala.

13 de nov. de 2012

Bast

|
Brincalhona, leve, felina, solar, amante do prazer, das artes e do sexo, esta é a Deusa Bast.

BastBast é filha de Rá, sendo chamada de "Olho de Rá", pois o outro olho é de sua irmã Sekhmet. As duas Deusas são solares, porém Bast representa o aspecto positivo do Sol, aquele que aquece e fertiliza. Já Sekhmet representa o lado negativo do Sol, o calor que destrói e seca – não se esquecendo que a destruição muitas vezes também faz parte de um processo radical de cura e renovação.

Exitem vários mitos em relação à Bast, que vão se recriando conforme as influências de outras culturas, como a grega, por exemplo.

12 de nov. de 2012

Lamparina de laranja

|

Desconheço o autor da imagem. Fonte facebook.



Encontrei no Facebook essa dica muito boa para os rituais caseiros.

É uma lamparina bonita, fácil de fazer e ambientalmente correta. Ela pode substituir a vela em um ritual e ainda vai trazer um aroma super agradável.

Nome Mágico

|



Você já deve ter se perguntado: Porque os pagãos se dão nomes?
 Fazemos isso, não por um simples capricho, há um porque disso. 
O nome ou simplesmente o “mote” traz consigo uma vibração que ajuda o Pagão a se conectar com as energias daquele nome.
Por exemplo, antes adotar um nome, você pode fazer o estudo numerológico dele, você adotar o nome que carrega a força de determinado número que necessita ou quer. Agora, quem não quiser ter muito trabalho com cálculos, pode adotar um nome de uma Deidade a qual você admira. Desta forma, poderá receber algumas das características da Deidade escolhida.

10 de nov. de 2012

Dana

|




Esposa de Bile, principal deus gaulês, Dana, também conhecida como Ana, era a deusa mãe ou rainha. Nascida entre os deuses da vida, da luz e do dia. Considerada a deusa da literatura, também era conhecida como Brigite. É a divindade mais antiga mencionada pelos celtas, de cuja divindade derivam todos os outros deuses. 
É a Mãe Universal e mãe de todos os deuses. Relacionada à lua e governante das marés. Protegia o gado, a saúde e garantia a prosperidade. Os rios e lagos também estavam sob sua proteção. Esta era a deusa invocada para conseguir abundância, sabedoria e prosperidade. 

Cerridwen

|


Cerridwen ou Ceridween (lê-se Querríduen) é a deusa dos antigos celtas/galeses. É chamada de Deusa Tríplice por mostrar-se em três diferentes formas: donzela, mãe e anciã (os ciclos da vida).
Também pode ser conhecida como Grande Mãe ou Senhora. É comumente associada à Lua e suas fases, pois se acreditava que a lua era a representação do Sagrado Feminino, a energia que move a Terra, influenciando a agricultura, as colheitas e até a menstruação, gestação e fertilidade feminina, o poder de criação da vida.

O que é Panteão?

|


 Panteão é o termo que damos ao conjunto de nomes das divindades de um povo, ou seja, quando desejamos citar os Deuses Gregos estamos falando sobre o Panteão Grego, e assim temos o panteão Egípcio, Nórdico, Celta, Romano, Hindu, e mais um monte.
Os DEUSES variam de acordo com a cultura de um povoado ou nação. Para os egípcios, por exemplo, Ísis seria a personificação da Grande Mãe, da Senhora, da Deusa, enquanto que, para os celtas, ela seria Cerridween.
O mesmo acontece com os outros deuses: Hermes é o deus mensageiro dos gregos, enquanto que Mercúrio responderia pela mesma "Casta" para os romanos. 

Mas também acontece de o Deus que para um povo era representado por Deus, para outro povo ser representado por uma Deusa Como é o Caso de Morrigan que seria equivalente a Hades no panteão grego e a Osíris no egipicio.

Guia Essencial da Bruxa Solitária - Scott Cunninghan "Sinopse e Download"

|
Eis aqui uma introdução positiva e prática à religião da Wicca. Scott Cunningham apresenta a Wicca como ela é hoje - uma religião suave e voltada à Terra, dedicada à Deusa e ao Deus. Este livro preenche a necessidade de um guia para a Wicca Solitária - uma necessidade jamais antes preenchida por outro livro.
Wicca é um livro sobre a vida e como viver a magia, espiritual e completamente em sintonia com a Natureza. É um livro sobre senso e bom senso, não apenas voltado à Magia, mas sobre religião e um dos mais delicados tópicos da atualidade: como atingir a tão necessária e integral relação com nossa Terra.

9 de nov. de 2012

Incensos e suas funções mágicas

|


Absinto: Estimulante geral para o cansaço mental e físico. 
Alecrim: Traz saúde e sucesso nos negócios, acalma.
Alfazema: Acalma , limpa o ambiente. 
Almísca: Afrodisíaco, traz sensualidade e atração. 
Amor Perfeito: Purifica, estudo, amor, elevação das vibrações. 
Angélica: Fortifica a espiritualidade. 
Anis: Para despertar o amor interno. 
Anúbis: Para despertar a força. Arruda: Proteção, limpa ambientes carregados. 

Pedras e suas Funções mágicas.

|

ÁGATA

 Esta pedra fortalece o coração, da coragem e é um antídoto contra venenos: Diz-se que a ágata abaixa as febres e tem até mesmo a propriedade das águas refrescantes. Aguça a visão, ilumina a mente, concede eloqüência, auxilia na descoberta de tesouros e atrai heranças. 

A ÁGATA MUSGOSA
Aumenta a vitalidade . Amuletos de ágata são úteis contra picadas de cobra, paralisia e enfermidades mentais. Esta pedra também fortalece o poder do sol em seu usuário, aperfeiçoa seu ego e sua auto - estima, assim como o desejo sexual. 

Ervas e suas funções mágicas:

|


ABACATE – amor;
AÇAFRÃO – purificação, saúde, felicidade;
ACÁCIA – proteção, contra pesadelos e proteção do sono;
AGRIMÔNIA – dissolução de influências negativas e proteção 
AIPO - poderes mentais e psíquicos;
ALECRIM – limpeza e concentração, calmante, adivinhação, estudos, cura , proteção, purificação;
ALFAFA – prosperidade , dinheiro, felicidade;
ALFAZEMA – calmante, estudos, purificação;
ALHO – saúde, proteção;
ALMÍSCAR – afrodisíaco amor;

Brigit

|


Brigit é uma antiga Deusa Tripla do Fogo e foi venerada por toda Bretanha e Europa.
Ela está particularmente associada ao Imbolc, o primeiro dos 4 grandes festivais célticos do ano.
Ela preside o fogo, a beleza e todas as Artes.
Foi sugerido que o nome Brigit originalmente significasse Deusa e era conferido à todas as Deusas irlandesas e britânicas.
Na forma irlandesa seu nome significa

"Alta" ou "exaltada".
Alguns, no entanto, dizem que o nome Brigit vem de Breo-saigit que quer dizer flecha flamejante.

Morrigan

|
As origens de Morrigan datam à antiga cultura megalítica das deusas mãe. As mães apareciam geralmente como deusas tríplices e seu culto era expressado tanto através do êxtase de batalhe quanto do regenerativo. Até posteriormente na cultura celta, as deusas da soberania (Eriu, Banba e Fotla) aparecem em trio, e usam magia na batalha. A própria Eriu podia aparecer tanto como uma bela mulher quanto um corvo.

Aparentemente o conceito da deusa corvo da guerra não estava limitado aos celtas irlandeses, os gauleses tinham uma divindade parecida, chamada Cathubodva. E este conceito estava ligado ao mito das valquírias, pois ambas as divindades eram responsáveis por escolher os mortos em campo de batalha, ou por vezes até mesmo causar esta morte, levando seus escolhidos.

Freya

|
No dia 15 de Outubro - nos países nórdicos comemora-se Freyja ou Freya, a deusa do amor e magia, condutora das almas para o mundo subterrâneo.

 Freya (Frija, Frowe, Frea, Fro, Vanadis, Vanabrudr, Mardöll, Hörn, Syr, Gefn) - “A Senhora
Segundo Snorri Sturlurson ( historiador "1220"), Freya era “a mais gloriosa e brilhante” das deusas nórdicas. Alguns autores consideravam Freyja e Frigga aspectos de uma mesma Deusa, porém, as diferenças são óbvias. Enquanto Frigga é a padroeira da paz e da vida doméstica protetora da família, Freyja é a regente do amor e da guerra, da fertilidade, da magia e da morte. Chamada de “Afrodite Nórdica”, Freyja era considerada “A Senhora” e seu irmão Freyr, “O Senhor”, ambos invocados para atrair a fertilidade da terra e a prosperidade das pessoas. Freyja filha da deusa da terra Nerthus e do deus do mar Njord, era uma das deusas Vanir, quer foram cedidas ao clã dos Aesir, juntamente com o pai e seus irmãos em acordo de paz entre os Vanir e os Aesir. Freyja foi descrita como sendo "a mais brilhante" das deusas nórdicas.

Documentário a Teia Pagã

|
Adicionar legenda
No dia 2 de setembro de 2012 o Jornalista Rafael Nôleto lançou o documentario "A teia Pagã".
O documentario traz depoimentos de Neo Pagãos residentes em quatro municípios piauiences, nele bruxas, magos e pesquisadores fazem conciderações sobre a arte da "Antiga Religião", suas raízes históricas e sobre a importância da internet para a difusão e a expansão da doutrina.

Laicidade e Ensino Religioso no Brasil

|
Além das operações matemáticas, das regras ortográficas e dos fatos históricos, os princípios e conceitos das principais religiões também devem ser discutidos em sala de aula. A Constituição Federal Brasileira determina que a oferta do ensino religioso deve ser obrigatória nas escolas da rede pública de ensino fundamental, com matrícula facultativa - ou seja, cabe aos pais decidir se os filhos vão frequentar as aulas.Pesquisas recentes e ações na Justiça questionam a inclusão da religião nas escolas, já que, desde a Constituição Federal de 1890,o Brasil é um país laico, ou seja, a população é livre para ter diferentes credos, mas as religiões devem estar afastadas do ordenamento oficial do Estado.

8 de nov. de 2012

O Gato, Grão-Mestre da Sabedoria

|
"Você tem um gato? Se fosse no Antigo Egito, diriam que você é uma pessoa afortunada: haveria um Deus morando em sua casa. Mais propriamente, uma Deusa, Bastet, a Deusa-gata. Observar o comportamento do gato é ter uma lição de sabedoria..."
A associação do gato com os humanos já tem pelo menos 10 mil anos, idade das primeiras representações encontradas na ilha de Chipre que mostram esse pequeno felino em estreito convívio conosco. Provavelmente, sua domesticação ocorreu muito antes. A subfamília Felinae, que agrupa os gatos domésticos, surgiu há cerca de 12 milhões de anos, expandindo-se a partir da África subsaariana até alcançar as terras do atual Egito. Existem hoje cerca de 250 raças de gato-doméstico, e todas elas são uma adaptação evolutiva dos gatos selvagens.

Boas Vindas

|


Já faz certo tempo que O Vale de Morrigan existe, mas só agora, eu dei a ele esse espaço mais amplo para se expressar. E espero que ele continue aqui com toda essa magia que começou no facebook.

 Muito obrigado a todos os que têm me dado apoio. Aqui pretendo abordar os mais diversos temas voltados a magia, compartilhar feitiços, porções, rituais, receitas, poesias e mais tantas coisas a que nós bruxas modernas nos propomos.

Visite :